As lâminas de borracha são utilizadas como componentes de produtos que podem ser transformados em peças técnicas ou para manutenção industrial.
Existem vários tipos de lâminas no mercado, como por exemplo, os de uso mais generalizado e os mais específicos, que são personalizados para atender a indústria, possuindo características técnicas para as mais distintas aplicações.
Os diferentes tipos de lâminas possuem propriedades para resistir aos fatores gerados pela atividade. Dessa forma, é importante sempre escolher o tipo correto de lâminas.
Utilizado para a manutenção da rede elétrica, por possuir a capacidade de isolar a eletricidade. Entretanto, é fundamental para a segurança neste tipo de atividade se atentar a espessura da lâmina, pois ela influencia diretamente a voltagem suportada pelo composto.
Por suportar e resistir a elementos químicos, como a corrosão, a abrasão, a pressão, o impacto e cortes. Utilizamos para a indústria, dentre eles os principais utilizados são Nitrílica, Viton, entre outros
Além disso, existem diferentes tipos de lâminas de borracha. Sendo assim, confira os tipos mais comuns das lâminas de borracha e as formas de utilização de cada uma, confira abaixo:
Resistência termicamente entre faixas de -40°C a 100°C. Por isso, a indicamos para trabalhos com GLP, os combustíveis derivados do petróleo, os óleos lubrificantes e as graxas.
Primeiramente, ela se destaca por sua adaptação às temperaturas, que vão de -26°C a 205°C, ou seja, tem bom desempenho em contato com ácidos nitrílicos.
Suporta a variação de temperatura de -40°C a 70°C. E resiste à abrasão, ao impacto, aos cortes, a corrosão e a higiene. Não é indicado com as cetonas, o ozônio, os combustíveis e os derivados de petróleo, por exemplo. Eventualmente, envelhece de uma forma melhor do que a borracha natural.
Suporta a variação de temperatura de -40°C a 70°C. Além disso, é um dos compostos mais populares na indústria por ser resistente à compressão e ao desgaste, a óleos, a diferentes tipos de graxas e também ao ozônio.
É a mais comum entre as lâminas de borracha. Sendo assim, é utilizado a contra abrasão, o impacto, os cortes, a pressão, o isolamento elétrico, a resistência mecânica e a flexibilidade, ou seja, pode ser aplicada em diferentes setores.
Sua faixa de temperatura é muito ampla: -60°C a 200°C. Por isso, é indicado para uso em ozônio, intempéries, higiene e pode ser utilizada até mesmo no segmento alimentício, por não possuir toxicidade.
Possui a variação de temperatura de -40°C a 70°C. Sendo assim, pode ser utilizada junto ao ozônio, as intempéries, aos ácidos diluídos, a salmoura e a umidade.
A temperatura também varia entre -40°C a 70°C e é indicada para aplicações em cintas modeladoras e revestimentos de camas hospitalares, por exemplo.
Frequentemente utilizado para a fabricação de vedações, diafragmas e revestimento de tubos infláveis. Possui as temperaturas de trabalho entre -40°C e 70°C.
Quer saber mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e veja as Lâminas de borrachas disponíveis na Rexon!
Segmentos que utilizam as lâminas de borracha
Elétrico

Indústria

9 tipos de lâminas
1 – Lâminas de borracha nitrílica

2 – Lâminas de borracha Viton

3 – Lâminas de borracha SBR

4 – Lâmina de borracha Neoprene

5 – Lâminas de borracha natural

6 – Lâminas de borracha de silicone

7 – Lâminas de borracha EPDM

8 – Lâmina rosa

9 – Lâmina em látex
