Diâmetros iguais
Caso a sua correia em V esteja entre duas polias do mesmo diâmetro, a configuração mais simples é uma correia esticada entre duas polias. Faça o seguinte cálculo: o comprimento da correia em V (L) é (2 x l) + (? x D), onde l (a letra l minúscula) é a distância entre os centros das duas polias e D é o diâmetro da polia. O símbolo “?” significa pi, aproximadamente 3.141593.
Diâmetros diferentes
Se a sua correia em V está entre duas polias de diâmetro diferentes, nesse caso, o cálculo para o comprimento da correia em V é mais complicado do que se as polias possuíssem o mesmo diâmetro.
Comece com um cálculo intermitente de (arco seno (D-d)), onde D é o diâmetro da polia maior e d é o diâmetro da polia menor. Para todas as funções trigonométricas nesse cálculo, use radianos para a operação. Divida o resultado por 2 x l, onde l é a distância entre os centros das duas polias. Nomeie esse resultado final de “a”.
Para calcular o comprimento total da correia, use a seguinte fórmula: L = 2C +(Pi/2)(D+d) + ((D-d)2)/4C. Por exemplo, se a polia 1 possui diâmetro de 4 cm, a polia 2 um diâmetro de 3 cm e as duas polias estão a 24 cm de distância, então o comprimento total da correia é de 59 cm.
Qual a função das correias de transmissão?
Correias de transmissão são elementos de máquinas que transmitem movimento de rotação entre dois eixos por intermédio de polias. Elas são empregadas quando se pretende transmitir potência de um veio para o outro a uma distância em que o uso de engrenagens é inviável. Assim, executam movimentos precisos nas engrenagens, o que evita sobrecargas e atrasos em alguns processos. Desse modo, garantem o funcionamento de grandes maquinários de produção nos setores automotivo, agrícola, de construção civil e outros.
Tipos de correias de transmissão
Existem diversos tipos de correias de transmissão no mercado de produtos industriais. Abaixo vamos apontar os modelos existentes, suas principais características, além das opções de aplicação da correia de transmissão.
Correias em V são utilizadas para transferir energia de uma haste à outra, por meio de polias. Possuem encaixe nessa forma para rodar e fornecer torque adicional quando esticadas.
São correias que funcionam com maior esforço. Sua variação de rotação fica entre 1 mil rpm e 7 mil rpm. Ou seja, são produtos feitos a partir de materiais mais resistentes.
O nome se deve ao formato em V desta correia de transmissão. Isso faz com que um dos lados descanse e evita que a correia deslize. São bastante requisitadas no mercado.
Em geral, as correias são feitas de borracha, mas também podem ser reforçadas com aço ou fibras de poliéster. Por isso, quando ficam gastas, precisam ser trocadas para não quebrarem.
Conheça os modelos de correia de transmissão em V:
- Moinhos: modelos 14M+PL, 8M+PK e 14M+PK
- Fracionárias: perfil ZX
- Mini-V-K: perfil Mini K
- Machine Power: perfil 3L
- Tork Band Dentada: perfis AX, BX e 3VX
- Tork Band: perfis A, B, C, 3V, 5V e 8V
- Polirib: modelos PH, PJ, PK e PL
- W Line: perfis AA, BB e CC
- Hight V: perfis 3V, 5V e 8V
- Metric Line: perfis SPZ, SPA, SPB e SPC
- Powermake: perfis A, B, C, D e E
- Hight VX: modelos 3VX e 5VX
- Metric Line X: modelos XPZ, XPA, XPB e XPC
- Megapower: modelos AX, BX e CX
A correia de transmissão em V possui diferentes indicações. Abaixo listamos algumas opções entre as aplicações mais comuns desta correia. Veja:
- Equipamentos para academia
- Sistemas de refrigeração
- Equipamento de jardinagem
- Escadas rolantes
- Motores industriais
- Sistemas de transporte aéreo
- Fabricação de papel
- Minas e pedreiras
Outros tipos de correias de transmissão
Além da correia de transmissão em V, outros tipos de correias bastante conhecidas são as correias sincronizadoras de borracha e as correias sincronizadoras de PU. Abaixo listamos os modelos pertencentes a cada uma dessas linhas.
Sincronizadora de borracha
- Powersinc Trap – Duplo Dente: modelos DXL, DL e DH
- Powersinc Trap: perfis MXL, XL, L, H, XH e XXH
- Powersinc Trap Aberta: perfil MXL
- Powersinc Scir: perfis 3M, 5M, 8M, 14M, S3M e S5M
- Powersinc Scir – Duplo Dente: perfis D5M, D8M, D14M e DS5M
Sincronizadora de PU
- Powersinc Trap – Aberta – POL: perfis XL, L e H
- Powersinc Trap – Aberta – AVAF: perfil H+AVAFAC
- Powersinc Scir – Aberta: perfis 3M, 5M, 8M e 14M
- Powersinc Trap – POL: perfis T2.5, T5, T10, AT5, AT10 e AT20
- Powersinc Trap – Duplo Dente: perfis DT5 e DT10
Correia de transmissão quando mudar
Para você que pesquisou no Google “correia de transmissão quando mudar”, saiba que a correia de transmissão é um produto com excelente resistência e durabilidade, obtendo um bom tempo de vida útil. A correia de transmissão, se bem cuidada, pode durar mais de 50 mil km.
Por esse motivo, é de extrema importância realizar uma manutenção frequente na sua correia de transmissão, sabendo o momento certo para realizar a troca.
O ideal é ficar de olho nos sinais que indiquem desgaste na correia de transmissão. Os principais e mais comuns são quando a correia fica mais lisa ou então quando surgem rachaduras na borracha. A perda de rendimento também um fator que merece atenção especial.
Desse modo, é essencial instalar corretamente. Uma instalação incorreta pode danificar o produto e reduzir o tempo de vida. Feito isso, é essencial realizar as manutenções frequentes e manter o produto com desempenho máximo.
Correia de transmissão: vantagens
São muitas as vantagens oferecidas por uma correia de transmissão. Existe uma grande variedade de tamanhos, o que mostra um pouco da sua versatilidade, permitindo atender um maior número de operações diversas do mercado industrial.
Elas também são silenciosas e não exigem lubrificação, além de permitir reduções ou multiplicações de velocidades. Tudo isso aliado a um excelente custo-benefício. É um investimento certo para sua operação e para o seu bolso.
O preço da correia de transmissão varia de acordo com inúmeros fatores como tamanho e a quantidade. Desse modo, a melhor opção é conversar com um especialista para sanar qualquer tipo de dúvida.