A correia dentada é uma das muitas opções de correias industriais existentes no mercado. Contudo, você sabe o que é uma correia dentada? Também conhecida como correia sincronizadora, a correia dentada é um dos melhores tipos de correia para operações que exigem sincronismo (como diz o próprio nome de sincronizadora).
Isso se deve ao fato de a correia dentada possuir dentes que atuam como conectores entre a correia e os componentes do local onde ela será instalada. Eles proporcionam sincronismo e ao mesmo tempo evitam qualquer tipo de escorregamento, problema que outras correias não estão livres.
Ou seja, a correia dentada é o resultado preciso de ajuste entre polia e correia. Além disso, a correia dentada transmite potência por engrenamento e consequentemente oferece capacidade para suportar melhor baixas velocidades e um menor pré-tensionamento.
Agora que já sabe o que é, que tal conhecer ainda mais sobre a correia dentada e saber qual a função e os tipos de correia dentada? Neste artigo apresentaremos tudo que precisa saber antes de adquirir.
Apesar de resistente e da alta qualidade, a correia dentada requer algumas precauções. Você verá os principais cuidados e entenderá como saber se ela está boa. Qual o tempo de duração da correia dentada, porque devo trocar e como trocar a minha correia dentada, além de saber com quantos km se troca.
Existem alguns sinais que necessitam sua atenção. Vamos mostrar o que fazer se ela quebrar ou o que acontece se estourar. Qual o barulho que a correia dentada faz? Quais os principais erros na troca, onde comprar e qual o preço de uma correia dentada?
Apresentaremos os tipos de correia dentada da Rexon, quais os melhores tipos e quando é necessário trocar (quando substituir).
Correia dentada: o que é, qual a função e onde é aplicada?
Assim como outras correias industriais, a correia dentada tem como função levar algo de uma ponta até outra, o que ela faz muito bem por sinal. São comuns na indústria em geral, entretanto são bastante utilizadas pela indústria automotiva. A correia dentada é peça fundamental do motor de um automóvel e responsável pelo bom funcionamento do mesmo.
Ela controla os movimentos das válvulas e dos pistões, gerando mais eficiência e garantindo a segurança do automóvel. Outras aplicações comuns da correia dentada são na indústria farmacêutica, fábricas de embalagens, sistemas de climatização e aparelhagem de precisão para equipamentos científicos.
Qual o tempo de duração da correia dentada? Com quantos km se troca?
Uma correia dentada pode durar cerca de cinco anos, ou 50 mil km. Mas é difícil afirmar qual o tempo de duração de uma correia dentada ou com quantos km se troca uma correia dentada. Varia conforme a utilização de cada operação ou de cada automóvel. Por esse motivo é bom sempre ficar atento aos sinais conforme o tempo passa
Correia dentada: porque devo trocar e como trocar? Quais os principais erros na troca?
Saber quando trocar a correia dentada é essencial para não prejudicar outros componentes. No caso do automóvel, um problema na correia dentada pode acarretar em super aquecimento no motor, levando a problemas ainda maiores e com um preço mais elevado também.
Por isso é preciso entender quando trocar e como trocar. Você deve saber quais os principais erros na troca e evita-los. Para isso o ideal é levar a um mecânico assim que detectar o problema. Caso queira saber mais, veja abaixo alguns erros para não cometer na troca.
Correia dentada: o que fazer se ela quebrar ou o que acontece se estourar? Qual o barulho?
É bom saber qual o barulho que a correia dentada faz. O som é perceptível e lembra uma correia sendo arrastada. Mas o que fazer se ela quebrar ou o que acontece se estourar?
Depende do caso. Existem casos onde não se danifica muito além da própria correia dentada, mas há casos em que ela prejudica outros componentes, como o motor de um automóvel, o que é um problema muito maior para ser resolvido.
+ LEIA MAIS: Como calcular as correias de transmissão?
Correia dentada: principais cuidados e como saber se ela está boa
Para saber se ela está boa basta ficar atento aos ruídos, barulhos, superaquecimento do motor e redução de potência. Esses sinais indicam que está na hora de trocar a sua correia dentada.
Sendo assim é essencial ter em mente os principais cuidados para se tomar com sua correia dentada. Isso vai garantir maior eficiência, desempenho, segurança e vida útil da sua correia dentada. Realizar estas medidas é uma forma de reduzir as chances de vários problemas na sua correia dentada.
Veja alguns dos principais cuidados a serem tomados com a correia dentada:
- O armazenamento precisa ser feito em ambiente fresco e seco, sem luz solar direta
- A condição ideal de armazenamento demanda um ambiente com temperaturas abaixo de 30°C e a 70% de umidade relativa
- Leia atentamente ao manual de instruções para não deixar passar nenhuma informação relevante da correia dentada
- Evite os ‘trancos’ (cargas de choque) na máquina, o que pode causar a ruptura prematura da sua correia dentada
- De preferência, sua correia dentada deve ser armazenada em recipientes, prateleiras ou caixas
- Não guarde a correia dentada próxima a produtos químicos, pois isso a prejudicaria e reduziria sua eficiência e seu tempo de vida útil
- Aumentar a ventilação em torno da correia sincronizadora ajuda a reduzir a temperatura da operação, o que melhoraria seu desempenho e eficiência
- Se atente aos sinais de desgaste, ruídos ou perda de eficiência para não demorar para trocar sua correia e ter a operação prejudicada
Tipos de correia dentada: quais os melhores e os piores tipos?
Existem diversos tipos de correias dentadas. A Rexon trabalha com 10 diferentes modelos de correia dentada. Cinco delas são feitas de borracha, enquanto outras cinco têm o poliuretano como principal componente.
No geral, todas elas são altamente recomendadas para transmissões que exigem elevada precisão e alta flexibilidade. A principal diferença é que algumas das correias de borracha são voltadas para operações que exigem um alto torque, enquanto as de PU são mais resistentes ao óleo, ozônio e baixas temperaturas.
Ou seja, todas elas são melhores para determinadas operações e são os piores para outras. Por isso é preciso conhecer bem as características de cada uma.
Conheça os tipos de correia dentada da Rexon:
Correia dentada de Borracha
- Powersinc Trap – Duplo Dente: modelos DXL, DL e DH
- Powersinc Trap: perfis MXL, XL, L, H, XH e XXH
- Powersinc Trap Aberta: perfil MXL
- Powersinc Scir: perfis 3M, 5M, 8M, 14M, S3M e S5M
- Powersinc Scir – Duplo Dente: perfis D5M, D8M, D14M e DS5M
+ LEIA MAIS: Correia Poly V: o que é, para que serve e quanto tempo dura?
Correia dentada de PU
- Powersinc Trap – Aberta – POL: perfis XL, L e H
- Powersinc Trap – Aberta – AVAF: perfil H+AVAFAC
- Powersinc Scir – Aberta: perfis 3M, 5M, 8M e 14M
- Powersinc Trap – POL: perfis T2.5, T5, T10, AT5, AT10 e AT20
- Powersinc Trap – Duplo Dente: perfis DT5 e DT10
Correia dentada: onde comprar? Qual o preço?
Na Rexon você encontra qualidade e durabilidade na sua correia dentada, com preço competitivo e garantia. Quando o assunto é correia dentada, a Rexon é sinônimo de excelência.
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