Correia Poly V: o que é, para que serve e quanto tempo dura

Correias Industriais

As correias têm um importante papel no processo de produção industrial. Uma das mais conhecidas e utilizadas neste ramo é a correia Poly V.

A correia Poly V é uma das que mais exigem desempenho e performance em um sistema de transmissão de potência. Por esse motivo é fundamental entender bem suas particularidades para escolher a correia Poly V ideal para utilizar em suas máquinas e motores.

É comum ouvir outras nomenclaturas para a correia Poly V, como por exemplo correias micro-V, drive, cinturão ou serpentina. A linha da Rexon leva o nome de correia poli-rib e é uma das mais utilizadas.

Contudo é importante entender mais sobre qual o significado da correia Poly V. Para que serve, como colocar, onde usar e o que é a correia Poly V? Além disso, quanto tempo dura e quando trocar a correia Poly V? Quanto custa? É importante saber de tudo isso antes de escolher a correia Poly V para sua indústria.

Afinal, estudos apontam que correias com qualidade comprovada podem transmitir até 40% mais de potência se comparado a outras sem a mesma qualidade. Então fique ligado e saiba tudo sobre a correia Poly V e como utilizar da melhor maneira possível.

correias industriais rexon

Correia Poly V: o que é e para que serve?

Antes de mais nada é preciso entender o que é uma correia e para que serve. A correia Poly V é um dos tipos de correias existentes.

Por isso, que tal ver quais são todos os tipos?

Correias em V

A correia em V é uma das mais utilizadas na indústria. Como diz o próprio nome, a correia em V possui um formato em V, que realiza um trabalho de descanso contra o lado da polia V sob tensão. Além disso, seu formato evita que a correia em V deslize. 

A correia em V deve ser utilizada apenas em transmissões paralelas, porque a cada volta da operação, os cordonéis estão sujeitos a diferentes tipos de cargas e flexões devido a rotação das polias e a força centrífuga. Por isso é essencial saber como instalar uma correia em V, quais suas aplicações, quando usar e como usar. 

O desempenho da sua operação depende destes passos. Após saber o tamanho você precisa entender como instalar e como tensionar uma correia em V. 

Para instalar, é essencial colocar as correias vinculadas a uma polia fixa e uma móvel, sendo que esta deve ser recuada até que se aproxime da fixa. Na sequência você deve girá-las manualmente para que seus lados frouxos fiquem sempre para cima ou para baixo. 

correias rexon

Vale ressaltar que é contra qualquer indicação utilizar itens que forcem a colocação das correias nas polias. Isso pode ocasionar o rompimento nelas. 

Após instalar, é preciso tensioná-la. Para tal, você deve empurrar a correia com o polegar para que ela se flexione entre 10 mm e 20 mm aproximadamente. A tensão ideal da correia em V é a mais baixa possível. 

Correias planas

Também são usadas para transmitir energia de um eixo para outro. Podem ser leves, médias, extra médias, pesadas e extrapesadas.

Correias sincronizadoras (dentadas)

Desenvolvidas especialmente para o setor de embalagem, são fabricadas em Neoprene. O revestimento superior é de borracha natural, proporcionando maior resistência à abrasão. Utilizam os dentes para transmissão de energia, ao contrário do atrito. Esta configuração resulta em ausência de deslizamento e, portanto, a condução e os eixos acionados permanecem sempre sincronizados.

Correia Poly V

Uma correia Poly V é composta por múltiplos frisos em forma de V. É uma correia industrial que combina características de correias planas com correias em V.

Estes frisos em forma de V são projetados para encaixar com precisão em polias com ranhuras do mesmo formato. Sua função é transmitir torque do motor para o sistema de polias. A correia Poly V pode ser usada em ambas as direções, o que permite que ela acesse vários acessórios de uma vez.

+ Leia mais: Correia dentada: o que é, quais as melhores, qual o tempo de duração e como trocar

Correia Poly V: onde colocar e como usar?

A correia Poly V é um produto versátil, pois além de atender a indústria e suas máquinas, ela também pode ser utilizada em eletrodomésticos (linha branca) e a linha fitness (todos os equipamentos relacionados à academia).

Correias industriais da Rexon

Correia V

Como diz o próprio nome, a correia V possui um formato em V, que realiza um trabalho de descanso contra o lado da polia V sob tensão. Além disso, seu formato evita que a correia em V deslize. 

A correia V é um dos tipos de correias industriais existentes no mercado (existem outras linhas de correias, como a dentada). E se estamos falando de correia V, estamos falando da Rexon, empresa referência em produção e comercialização de correias industriais para todos os cantos do Brasil e do mundo. 

A correia V atende a indústria em geral, mas também pode ser aplicada em eletrodomésticos e linha fitness (equipamentos de academias/elípticos). Ou seja, a correia V é um produto industrial de alta versatilidade e uma variedade grande de opções e também de aplicações. 

Correias de borracha

Abaixo listamos algumas aplicações da correia V: 

  1. Equipamentos para academia; 
  2. Pedreiras; 
  3. Sistemas de refrigeração; 
  4. Escadas rolantes; 
  5. Sistemas de transporte aéreo; 
  6. Fabricação de papel; 
  7. Minas; 
  8. Equipamento de jardinagem; 
  9. Motores industriais gerais. 

Correia Poly V: quanto tempo dura e quando trocar?

Não existe um tempo preciso de quando trocar sua correia Poly V. Contudo existem alguns sinais que mostram que o momento de trocar sua correia está chegando. Por isso é fundamental seguir alguns conselhos e garantir que sua correia Poly V tenha um tempo de vida útil maior do que o normal.

Confira algumas dicas para saber quando trocar sua correia Poly V:

  1. Percepção visual: fique atento ao desgaste na sua correia Poly V, caso ela fique mais lisa ou apareçam rachaduras na borracha
  2. Perda de rendimento: confira sempre se ela está realizando o trabalho em um tempo diferente do usual
  3. Faça testes periódicos na sua correia Poly V
  4. Instale a correia corretamente
  5. Realize manutenção periódica na sua correia Poly V

correias em v

Correia Poly V: vantagens

São muitas as vantagens de se utilizar uma correia Poly V em relação aos demais tipos de correias. Fique atento às dicas da nossa equipe se você está em busca do melhor para sua operação.

Abaixo algumas das vantagens da correia Poly V:

  1. Seu desempenho é mais consistente do que uma correia plana
  2. Possui maior durabilidade e resistência
  3. Distribui uniformemente a carga na largura da correia
  4. Se adequa para unidades com polias externas e internas
  5. Alta velocidade de superfície
  6. A correia Poly V consome menos energia elétrica do que uma plana
  7. Em alguns casos exige menos do motor
  8. Ela faz menos ruído e menos vibração (transmissões silenciosas)
  9. É mais leve do que uma correia plana
  10. É extremamente flexível e tem uma espessura reduzida

Em resumo, a correia Poly V oferece uma transmissão de potência maior e com eficiência mais alta do que uma correia plana comum. Outro ponto que vale destaque são os frisos. Eles garantem que a correia se mantenha alinhada às polias em V.

Testes técnicos apontam 98% de eficiência por parte da correia Poly V e 4% a mais de rendimento sobre outras correias. São números significativos e que mostram o bom desempenho da correia Poly V.

Correias Poly V Rexon

+ Leia mais: Polias e correias: o que são, do que são feitas, como medir, como alinhar e como é feita a manutenção? 

Depois de ter muito sucesso no mercado com sua linha de correias, a Rexon expandiu sua linha de produtos, que hoje conta com mais de 100 opções (uma delas é a correia Poly V). Dentre elas, estão mangueiras industriais, pisos, lonas, lâminas de borracha, terminais, abraçadeiras e fitas antiderrapantes.

correias em v industriais rexon

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fale com a gente!

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços?

Entre em contato conosco. Estamos a disposição para tirar todas suas dúvidas!

Contato

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco.