As correias industriais são extremamente importantes para o processo de produção dentro de indústrias.
Elas são similares a cintas compostas por camadas de lonas e borrachas vulcanizadas, portanto, elas são bastante flexíveis. A função é transmitir força e movimento de uma polia/engrenagem para outra.
Esses equipamentos são responsáveis por gerar sistemas mecânicos confiáveis e de excelente desempenho. Por esse motivo, é fundamental conhecer os variados modelos para escolher o que melhor atende a necessidade da sua fábrica.
Conhecendo a variedade das Correias em V
A Rexon oferece diversos modelos de correias em V. Entretanto, esse tipo é uma das pioneiras na história de correias industriais. Ela recebe esse nome por causa de seu formato em V, portanto, seu contra lado descansa sob pressão e evita que a correia deslize. Sendo assim, essas correias funcionam em motores e gira suas polias quando passam de duas, porém pode se estender até quatro delas. As correias em V funcionam com maior esforço, permitindo a variação de rotação entre 1.000 rpm e 7.000 rpm, por esse motivo, é feita com materiais mais resistentes.Diferentes modelos
Power Make
A Power Make é uma correia com sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial. Portanto, sua vantagem é o melhor custo-benefício comparado a outras formas de transmissão. Ela se deteriora menos quando exposta a poeiras abrasivas ou variações extremas de temperatura. Além disso, absorve as vibrações desagradáveis e prejudiciais, requer mínima limpeza e possui manutenção robusta e durável. Apesar disso, manter cuidados essenciais para que o seja durável.
Mega Power
A Mega Power é perfeita para sistemas de transmissão de potência em geral para o mercado industrial. A relação custo-benefício é a melhor, por isso, a secção em V Clássica, permite construção sem envelope. Além disso, os dentes moldados distribuem melhor os esforços (tensões e flexões), reduzem as cargas térmicas e o ruído. Portanto, o composto de borracha (cloropreno) é de altíssima qualidade e protege a correia contra agentes externos (calor, ozônio, luz, entre outros).
Hight V e Hight V X
A Hight V é ideal para sistemas de transmissão de potência em geral, principalmente para onde o espaço, peso e potência são críticos. Produzida para atender transmissões com espaços reduzidos. Essa correia proporciona às transmissões de alta rotação e motores potentes correias de perfis menores que as convencionais.
Métric Line
A Métric Line da Rexon é confeccionada em borracha adequada, resistente a compressão, fadiga e dissipação de calor.
Métric Line X
A Métric Line X da Rexon possui ótimo custo-benefício para as mesmas especificações da Métric Line convencional, porém, elas estão disponíveis nos perfis xpz, xpa, xpb e xpc.
Machine Power
Esse modelo de correia é excelente para uso em motores fracionários (< 1HP), funciona em aplicações domésticas, por exemplo, máquinas de lavar, máquinas de costura, eletroportáteis, portão automático, entre outros. A Machine Power soluciona os problemas de sistemas de transmissão com espaço reduzido e necessidade de grandes raios de curvatura. Proporciona pequeno arco de contato com a polia, a redução dos diâmetros, e elimina a necessidade de pré-tensão.
Tork Band
A Tork Band é uma correia industrial fabricada em manta, indicada para locais sujeitos a cargas de choque, pulsação ou desalinhamento onde as correias podem escorregar, virar ou pular das correias. Contudo, as correias são unidas por uma manta especial que resultam em sistemas com até 20 canais. Encontradas nos perfis A, B e C, sendo assim, proporcionando ao sistema de transmissão desgaste equalizado e redução de vibrações.
Poli-rib
A Poli-rib é indicada para potência em geral, principalmente onde o espaço, vibração e alta velocidade são críticos. Sendo assim, as POLI-RIB são correias de última geração que permitem ao sistema de transmissão sensível redução no espaço necessário, polias com diâmetros menores, alta velocidade e distribuem uniformemente a carga na largura da correia. Portanto, sendo produzidas em borracha ou PU, e com cordonéis em kevlar, poliéster ou aço.
W-Line
A correia W-Line transmite movimento no sentido horário e anti-horário simultaneamente, pois possuem várias polias. Por exemplo, indústrias de farináceos e engenhos. Ela é constituída por cordões de poliéster no centro, ou seja, proporciona maior flexibilidade na direção longitudinal e rigidez na transversal.