Polias e correias estão sendo cada vez mais utilizadas no mercado industrial. As polias são elementos mecânicos, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos. Já as correias, são as responsáveis por fazerem as polias funcionarem. Polias e correias se completam para realizar sua principal missão: transferir o movimento de força ou torque entre componentes de um maquinário de produtos diversos da indústria em geral. Polias e correias compõem, juntamente, a base de sistemas de transmissão mecânica para motores e máquinas industriais.
Agora que você já sabe o que são polias e correias, que tal saber mais sobre o assunto? Neste artigo vamos apresentar para que servem as polias e correias e como funciona o transporte de movimento de força. Além disso, será apresentado quais são os tipos de polias e correias, do que são feitas as polias e correias, como medir, como alinhar as polias e correias e como é feita a manutenção correta.
Você sabe quais os tipos de falhas encontradas no sistema de transmissão? E que limitações são apresentadas? A Rexon Brasil, que é referência em polias e correias, além de muitos outros produtos industriais, te explicará.
Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre polias e correias!
Polias e correias: o que são e para que servem ?
Depois de saber o que são polias e correias, é preciso entender para que servem elas. As polias e correias são responsáveis pela transferência de movimento de força (ou torque) entre componentes de máquinas de indústrias ou motores. Juntas, polias e correias proporcionam desempenho e segurança para todas essas operações.
Contudo, é preciso ficar atento às condições das polias e correias. Os itens precisam ser da mais alta qualidade para obter o máximo de eficiência e segurança. Esses são os casos dos produtos Rexon.
Polias e correias: do que são feitas ?
Polias e correias são constituídas de diversas matérias-primas. Tipos de aço, materiais sintéticos, liga leve e ferro fundido são alguns dos materiais que compõem a polia.
Já as correias industriais também necessitam de materiais de alta qualidade em sua composição. Em especial a borracha, que é o revestimento das correias. O interior é composto por fibras e materiais sintéticos, como algodão e nylon. Existem diferentes formatos e tamanhos para atender todos os tipos de polias.
Polias e correias: como medir e como alinhar ?
Saber como alinhar as polias e correias é importante para evitar acidentes e manter a alta eficiência da sua operação. Para isso existem três métodos de alinhamento: alinhamento a laser, com uma régua ou a olho nu.
Existem diferenças entre eles, em especial na precisão, afinal medir com laser apresenta resultados mais precisos do que como medir com régua ou a olho nu. É o método mais eficiente e que proporciona maior segurança. Ainda sim vale a pena conhecer todos os métodos e entender suas diferenças.
Polias e correias: quais os tipos de falhas encontradas no sistema de transmissão? Que limitações são apresentadas?
Alguns problemas acontecem com as polias e correias e podem prejudicar sua operação. Abaixo listamos as falhas que costumam ser mais comuns ao sistema de transmissão. Por esse motivo é extremamente importante saber como realizar a manutenção das suas polias e correias.
Veja quais os tipos de falhas encontradas no sistema de transmissão:
- Desalinhamento da polia
- Tensão indevida
- Excesso de carga
- Detritos
- Picos de potência
- Polias e correias incompatíveis
- Utilização de material errado
+ Leia mais: Como calcular as correias de transmissão?
Polias e correias: como é feita a manutenção ?
É essencial manter em boas condições as suas polias e correias. Por esse motivo vamos mostrar algumas dicas de como é feita a manutenção. Realizando estes passos, a vida útil das suas polias e correias deve aumentar. Ao mesmo tempo você acaba entendendo mais e sabendo quando trocar as polias e correias.
Encaixe
Verifique se as polias e correias possuem um encaixe perfeito.
Tensão
Imprescindível verificar se a correia não está muito tensionada, o que pode prejudicar o rendimento da operação e reduzir a vida útil da correia.
Baixa tensão
Também é preciso certificar que a tensão não está muito baixa e evitar deslizamentos.
Motor
Precisa estar bem ventilado para não gerar superaquecimento.
Limpeza periódica
Fundamental para manter o desempenho e a eficiência da sua operação.
Polias e correias: quais são os tipos?
São muitos os tipos de polias e correias. Para ficar mais fácil o entendimento nós mostramos quais são os tipos de polias e correias existentes. Abaixo listamos os principais de cada um.
Veja os principais tipos de correias:
- Correias planas (ou lisas): transmitem força em grandes máquinas
- Correias sincronizadoras (ou dentadas): utilizada em motores de quatro tempos
- Correias em V: utilizada em maquinários e motores que necessitem de duas ou mais polias e consequentemente exigem um esforço maior, precisando ser mais resistentes que as demais
Veja quais são os tipos de polias:
- Polia em V Simples: para uso na correia em V
- Polia para Correia Sincronizadora
- Polia em V Múltipla: para correias em V que necessitam de duas ou mais correias
- Polia para Correia Redonda
- Polia de Guia: recomendada para situações com duas polias, sendo uma maior que a outra
- Polia Escalonada com Aro Plano: utilizada em máquinas que precisam trabalhar com mais de uma velocidade em rotação
- Polia Escalonada com Aro Abadulado (semelhante a polia com aro plano)
Polias e correias Rexon
Agora que você já sabe quais são os tipos de polias e correias existentes, conheça os modelos de correia da Rexon.
Correia em V
- Moinhos: perfis 14M+PL, 8M+PK e 14M+PK
- Fracionárias: perfil ZX
- Mini-V-K: perfil Mini K
- Machine Power: perfil 3L
- Tork Band Dentada: perfis AX, BX e 3VX
- Tork Band: perfis A, B, C, 3V, 5V e 8V
- Polirib: perfis PH, PJ, PK e PL
- W Line: perfis AA, BB e CC
- Hight V: perfis 3V, 5V e 8V
- Metric Line: perfis SPZ, SPA, SPB e SPC
- Powermake: perfis A, B, C, D e E
- Hight VX: perfis 3VX e 5VX
- Metric Line X: perfis XPZ, XPA, XPB e XPC
- Megapower: perfis AX, BX e CX
Correia Sincronizadora de Borracha
- Powersinc Trap – Duplo Dente: perfis DXL, DL e DH
- Powersinc Trap: perfis MXL, XL, L, H, XH e XXH
- Powersinc Trap Aberta: perfil MXL
- Powersinc Scir: perfis 3M, 5M, 8M, 14M, S3M e S5M
- Powersinc Scir – Duplo Dente: perfis D5M, D8M, D14M e DS5M
Correia Sincronizadora de PU
- Powersinc Trap – Aberta – POL : perfis XL, L e H
- Powersinc Trap – Aberta – AVAF: perfil H+AVAFAC
- Powersinc Scir – Aberta: perfis 3M, 5M, 8M e 14M
- Powersinc Trap – POL: perfis T2.5, T5, T10, AT5, AT10 e AT20
- Powersinc Trap – Duplo Dente: perfis DT5 e DT10
+ Leia mais: Correia dentada: o que é, quais as melhores, qual o tempo de duração e como trocar