Tipos de abraçadeira: versatilidade, praticidade e segurança para sua operação

tipos de abraçadeira

Existe uma série de tipos de abraçadeira no mercado. Em geral, todos estes tipos de abraçadeira são pequenos itens capazes de atender um alto número de demandas dos mais diversos segmentos, proporcionando excelentes resultados.

As abraçadeiras são compactas, fáceis de armazenar e oferecem uma grande variedade de opções. Além disso, são altamente resistentes e proporcionam segurança para as operações, independente se o uso for profissional ou domiciliar. Atende com excelência nossas necessidades do dia a dia.

Aqui falaremos um pouco mais sobre todos os tipos de abraçadeira que existem no mercado, aprofundando ainda mais neste tema. Você sabia que existem diversos tipos de abraçadeira de metal e diversos tipos de abraçadeira de nylon?

Além disso, você verá as principais aplicações do produto e quais as indicações específicas para cada modelo, como os tipos de abraçadeira para tubos e os tipos de abraçadeira para eletroduto. Mostraremos as vantagens e algumas dicas essenciais para colocar em prática no seu dia a dia, independente se for para uso domiciliar ou profissional.

Quer saber mais sobre os tipos de abraçadeira? Então acompanhe o conteúdo abaixo.

Boa leitura!

Todos os tipos de abraçadeira existentes no mercado: melhores opções e principais características

Agora que entendeu um pouco mais sobre o que são e para que servem todos os tipos de abraçadeira disponíveis, o próximo passo é conhecer os modelos, quais são as principais características de cada um e suas respectivas indicações de aplicações.

De forma resumida, podemos dizer que existem dois principais tipos de abraçadeira. O primeiro grupo é formado pelos tipos de abraçadeira de metal, enquanto o segundo grupo contém tipos de abraçadeira de nylon. Ambos são tipos de abraçadeira, entretanto possuem diferenças significativas de componentes e de aplicações.

Ambos são eficazes e atendem a um alto número de demandas dos mais diversos segmentos do mercado ou mesmo pequenas atividades do nosso dia a dia, inclusive as domiciliares.

Tipos de abraçadeira de metal

Quer conhecer os tipos de abraçadeira de metal? Em primeiro lugar, é preciso ter em mente a importância da busca por qualidade. Essa é uma questão fundamental para solucionar sua necessidade, seja ela profissional ou doméstica. E como se busca qualidade? Procurando por marcas que sejam referência no mercado e escolhendo o modelo mais adequado a sua necessidade.

Entre as melhores opções, estão os modelos Simplex, Mangote, Micro, Rosca Sem Fim (RSF), Tucho Simples e a Borboleta. São modelos metálicos que contam com aço de carbono em suas composições, oferecendo alta rigidez e eficiência para qualquer necessidade.

A abraçadeira Borboleta é um modelo ideal para uso doméstico e é a única que não requer uso de ferramentas para aplicação. Ela é fixada manualmente. Já a abraçadeira Simplex se adapta perfeitamente aos perfis das mangueiras, e é um item prático para o dia a dia em locais de baixa pressão, podendo ser fixada com chave de fenda ou chaves similares.

O mangote é recomendado para tubos e mangueiras de materiais mais rígidos e de alta pressão, contendo alta capacidade de aperto. O tucho simples é ideal para locais com instalações industriais e instalações que exijam maior rigidez na região do prolongamento situado abaixo do parafuso.

Já o modelo micro é fabricado com extremos ajustes de seus componentes e perfeita circularidade, proporcionando grande capacidade de fixação/vedação, mesmo com baixos índices de torque aplicado ao parafuso. A rosca sem fim é ideal para o uso em mangueiras de material semirrígido, aplicações em sistema de arrefecimento veiculares (radiadores), aquecedores solares, instalações industriais e fixação de elementos (placas, antenas, luminosos e outros itens).

Tipos de abraçadeira de nylon

Existem alguns tipos de abraçadeira de nylon, que são diferentes das opções metálicas. São produtos que têm o nylon como principal componente e oferecem grande resistência em condições severas, como altas temperaturas e baixas temperaturas. O nylon é um polímero resistente.

tipos de abraçadeira

Tipos de abraçadeira e suas vantagens

Ao longo dos tópicos anteriores você já deve ter conhecido algumas das vantagens oferecidas por todos os tipos de abraçadeira de uma forma geral (tanto as metálicas quanto as de nylon), mas que tal reforçar e pontuar tudo que ela pode oferecer para sua operação?

Abaixo listamos as principais vantagens. Confira:

  • Produzida com polímero resistente (caso do nylon), oferece durabilidade e segurança para um alto número de necessidades gerais
  • Resistente a intempéries e impactos
  • Versatilidade: muitos tipos de abraçadeira que possibilitam atender a um maior número de demandas do mercado
  • Praticidade: de fácil instalação, podendo ser aplicada manualmente ou com auxílio de uma simples ferramenta
  • Os tipos de abraçadeira de nylon atuam sob condições extremas, independente se a temperatura é muito alta ou muito baixa (pode ser aplicado entre -20 graus até 85 graus)
  • Ótima resistência à produtos químicos
  • Adaptável a sua necessidade, independente de qual ela seja
  • Em alguns casos são recuperáveis e reutilizáveis
  • Opções com diferentes cores que permitem utilizar uma cor que combine mais com um ambiente, além de facilitar a identificação visual quando utilizada na indústria
  • Os tipos de abraçadeira de metal oferecem segurança para sua operação se bem fixada.
  • São fáceis de se armazenar para sempre ter em casa quando necessário

Tipos de abraçadeira: possibilidades de aplicação

Os muitos tipos de abraçadeira podem ser aplicados nos mais diversos segmentos. Vale destacar a versatilidade dos tipos de abraçadeira de nylon, capazes de atender eventuais necessidades do nosso dia a dia, desde demandas domésticas até as mais complexas necessidades do mercado profissional, atendendo condições extremas das indústrias automotiva, de energia, de engenharia médica, e até a ferroviária e aeroespacial.

tipos de abraçadeira

Os tipos de abraçadeira de metal atendem a muitos segmentos. Eles são bastante utilizados pela indústria de forma geral, bem como pela construção civil, além de seu uso específico em objetos diversos, como mangueiras industriais. Também atuam com excelência na solução de demandas domésticas, atendendo a uma série de necessidades do nosso dia a dia, seja de forma permanente, seja como um quebra-galho.

Tipos de abraçadeira para tubos

O mercado oferece alguns tipos de abraçadeira para tubos. As melhores opções para este modo de aplicação são os tipos de abraçadeira metálicas do tipo u. Elas possuem o formato em U e necessitam de dois parafusos para fixação. São ideais para fixar objetos na parede e tubulações de uma maneira geral.

Tipos de abraçadeira para eletroduto

Existem alguns tipos de abraçadeira para eletroduto. O produto mais recomendado para este caso é a abraçadeira de aço de carbono com acabamento zincado do tipo d com cunha. Diferente do tipo u, a abraçadeira do tipo d com cunha requer apenas um parafuso para ser fixada.

Outras aplicações

Se você pensa que não existem outras possibilidades de aplicação, está completamente enganado. Os tipos de abraçadeira metálica contam um grande número de opções. Dito isso, é hora de saber onde podem ser aplicados os tipos de abraçadeira de metal. Veja:

  • Mangueiras de materiais macios, semirrígidos ou rígidos
  • Postes
  • Escapamento de automóveis
  • Antenas
  • Tubulações
  • Indústrias em geral
  • Construção civil
  • Ferrovias
  • Redes de incêndio
  • Faculdades
  • Botijões de gás
  • Redes elétricas
  • Bicicletas
  • Tarefas caseiras em geral

Os tipos de abraçadeira de nylon também contam com diferentes possibilidades de aplicação. De maneira geral elas são ideais para fins de organização, mas não para por aí. Confira abaixo algumas das principais opções de aplicação do produto:

  • Consertos em geral do dia a dia (problemas caseiros, de urgência, etc.)
  • Organização de armários, a fim de melhorar a divisão dos espaços, otimizando o espaço e permitindo que mais produtos sejam melhor distribuídos
  • Organização de fios, cabos e similares, proporcionando uma melhora no ambiente, evitando que crianças (e adultos) tropecem ou por uma questão visual
  • Amarrar e fixar bagagens substituindo cadeados
  • Garantir estabilidade de plantas
  • Casa à prova de crianças (atuando como uma forma de isolar locais onde crianças não podem mexer)
  • Decoração (pode ser utilizada em festas ou mesmo de forma sutil sem que sejam percebidas no dia a dia)
  • Arranjo de flores
  • Instalação de cabeamento próximo
  • Em linhas de produção de indústrias como a alimentícia, a farmacêutica e a de bebidas

Produção de abraçadeiras no planeta

Estima-se que sejam fabricadas bilhões de abraçadeiras anualmente em todo o mundo. Esse número impressionante demonstra a importância desses dispositivos na indústria e em nossa vida diária. A produção em larga escala é impulsionada pela necessidade de fixação segura e eficiente em diversos campos, desde a construção civil até a indústria automotiva e eletrônica.

Qual o preço de cada um dos tipos de abraçadeira?

Para saber sobre o preço de cada um dos tipos de abraçadeira existentes no mercado, basta você entrar em contato com um especialista para que, antes de mais nada, sua necessidade seja detectada de forma precisa e o produto ideal, na quantidade ideal, seja oferecido. Esse cuidado evita que você adquira um produto que não é aquele que precisa, oferecendo a melhor solução e evitando gastos desnecessários.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fale com a gente!

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços?

Entre em contato conosco. Estamos a disposição para tirar todas suas dúvidas!

Contato

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco.